segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Blogs na educação

[Resumo]


Blogs na Educação:Blogando algumas possibilidades pedagógicas 
por Adriana Ferreira Boeira
(Disponível em: <http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/revista/a1n1/art10.pdf> Acesso em: 10 set., 2011.)


1. Constituído como resultado de pesquisa, o texto de Adriana Ferreira Boeira (Cf. o endereço acima), focando a utilização de weblogs na educação, traz importantes contribuições teóricas sobre o que a autora chama de "possibilidades pedagógicas" dos blogs, uma vez que reconhece a crescente utilização de tais ferramentas em escolas ou espaços educativos formais.

1.1 A autora reúne pesquisa bibliográfica e observação de blog educativo para construir, a partir de sua experiência profissional, análises pertinentes que fomentam estudos - ainda mais específicos - no campo sugerido por Boeira para a ampliação do entendimento sobre a inter-relação blogs e educação e/ou escola. A autora, desta forma, define blog e apresenta questões voltadas para o funcionamento e a concepção de blog como recurso e/ou estratégia pedagógica, indicando caminhos teórico-metodológicos para que os interessados possam implementar ações didáticas a partir destes espaços virtuais.

2 Definição de blog: Adriana Ferreira, recorrendo a dois autores da área de discussão, conceitua blog como site cujas atualizações são regulares e dispostas em "ordem cronológica inversa". Desta forma, o blog aproxima-se do conceito de diário, no entanto, em espaço virtual, pois o mesmo fica hospedado na internet.
 
3. Possibilidades pedagógicas de uso do blog: Tratando da atualidade do tema, Boeira destaca o blog como "importante instrumento de comunicação, interação e compartilhamento de ideias, informações e conhecimentos", caracterizando-se por processos espontâneos e colaborativos, sendo recomendáveis como fomentadores de processos de aprendizagem, pois apresentam inúmeras possibilidades de pedagógicas.

4. Blogs como recurso pedagógico: Enquanto recurso pedagógico, os blogs fazem parte das novas tecnologias de informação e comunicação e exigem das escolas e dos que participam dos processos formativos, sendo um "espaço" para o depósito de conteúdos selecionados e devidamente planejados para objetivos educacionais. Ter os blogs unicamente como recurso pedagógica pode restringe suas possibilidades de trabalho e limitar processos de aprendizagem.

5. Blogs como estratégia pedagógica: O papel dos alunos e do professor e os conteúdos disponibilizados nos blogs são elementos que os difereciam, seja como recurso ou estratégia. ENquanto estratégia pedagógica, os blogs oferecem uma participação do aluno na construção dos conteúdos, reunindo aprendizagens diversas sob orientação do professor que atua como mediador refletivo e receptivo.

6. Blog: planejamento, registro e avaliação: Entretanto, seja como recurso, seja como estratégia, os blogs devem ser concebidos numa perspectiva de trabalho que consiga reunir processos participativos de planejamento, com o registro e a avaliação necessários, pois somente com a participação efetiva de professores e alunos - como a autora ressalta na experiência que observou - poderemos vislumbrar novas possibilidades didáticas para os blogs, unindo cidadania e qualidade de ensino.

7. Nas discussões, Boeira parte da defesa veemente dos blogs na educação e indica sites de hospedagem, "didatizando" o processo de construção destes "sites de atualização diária". Neste ínterim, acrescenta o papel e a relevância deste espaço virtual como ferramenta de aprendizagem, indicando, ao final, propostas de novas e possíveis e necessárias pesquisas que especifiquem os blogs e a suas relações com a educação, especialmente a educação escolar e o cotidiano escolar.
 

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